Como Economizar Água no Banheiro em Casa

Como Economizar Água no Banheiro em Casa

postado em: Como Economizar Água | 0

O banheiro é o lugar onde mais se consome água em uma residência. Confira as dicas super simples e práticas selecionadas para você começar a economizar água no banheiro de sua casa hoje mesmo.

Torneira Fechada ao Escovar os Dentes

Não deixe a água correndo enquanto estiver escovando os dentes. Uma única pessoa pode economizar 1,9 milhão de litros de água ao longo da vida simplesmente escovando os dentes com a torneira fechada.

Se duas pessoas fizerem isso, ao longo da vida, a quantidade de água economizada equivale a uma piscina olímpica e meia.

Use um copo com água para enxaguar a boca ao escovar os dentes.

Como Economizar Água no Banho

Ao abrir o registro, feche um pouco para diminuir a vasão de água. Verifique o fluxo de água do seu chuveiro, se encher um balde em menos de 20 segundos, feche mais o registro do chuveiro para diminuir o fluxo de água e evitar o desperdício.

Use um chuveiro em que saia pouca água. Duchas e chuveiros econômicos, diminuem a pressão da água e com isso você vai poupar água em seu consumo cotidiano.

Tome um banho mais curto. Quando for se ensaboar feche o registro. Reduzir o tempo do seu banho irá poupar muita água, como exemplo, se você reduzir o banho por um minuto ou dois e você economizará até 150 litros por mês.

Tome banhos curtos de até 5 minutos ou menos.

Poupar Água no Vaso Sanitário

Na hora de escolher um vaso sanitário para o seu banheiro, opte pelos modelos com caixa acoplada, estes gastam menos água: são cerca de 6 litros por descarga, enquanto os vasos convencionais, com válvulas de parede, liberam até 20 litros. Se a descarga estiver com defeito o consumo pode chegar a 30 litros.

Para ser mais ecológico, coloque um balde vazio perto do chuveiro. A água coletada no banho pode ser descartada no vaso sanitário, assim você economiza uma descarga.

Verifique vazamento no reservatório de água do vaso sanitário. Simples, coloque corante no reservatório de água do vaso sanitário, se descer para vaso sanitário sem descarga, você tem um vazamento. Concerte e isso irá poupar muitos litros de água.

Xixi no Banho #FicaDica

Poupar água pode valer algum sacrifício, pelo menos, uma descarga por dia. Isso equivale a 6 ou 20 litros, conforme o tipo do vaso sanitário.

A composição da urina é 95% água e os outros 5% são substâncias como ureia e sal.

Fazer xixi no banho direto no ralo e no começo do banho, ajuda o xixi ir direto para a estação de tratamento, não compromete seu ritual de limpeza e economiza água.

Dicas para Economizar Água no Banheiro

  • Ao lavar as mãos deixe a torneira fechada enquanto você se as ensaboa.
  • Desligue a água enquanto escova os dentes. Use um copinho com água para enxaguar os dentes após a escovação.
  • No banho desligue a água enquanto você lavar o cabelo ou ensaboa o corpo.
  • Para crianças pequenas, procure dar o banho em todos juntos.
  • Desligue a água enquanto você faz a barba, use um copinho com pouca água.
  • Mantenha um balde no chuveiro para a água inicial que você deixa correr até que a água se aqueça. Use esta água para lavar o banheiro ou para regar plantas e até mesmo para a descarga do vaso sanitário.
  • Jogue lenços de papel e papel higiênico no lixo. Evite jogar no vaso!
  • Use as toalhas de banho por mais tempo em casa. Ou enquanto estiver hospedado em um hotel, assim você diminui a quantidade de roupa para lavar e assim colabora para economizar água.

Manutenção Preventiva da Hidráulica do Banheiro

Instale arejadores em todas as torneiras para economizar de água.

Substitua borrachas de vedação dos vasos sanitários.

Certifique-se de testar seu banheiro se há vazamentos pelo menos uma vez por ano. Verifique vazamentos em torneiras e chuveiros e toda hidráulica do banheiro. Uma gota por segundo desperdiçar cinco litros de água por dia.

Mudar a hidráulica de banheiros muito antigos e colocar peças novas ajudará você a poupar água.

Considere comprar válvula de descarga dupla para caixa acoplada. Ele tem duas opções de descarga, uma para resíduos líquidos e outra para resíduos sólidos.

Procure sempre fazer o banheiro mais eficiente e econômico para o consumo de água com a pia, torneira, chuveiro e vaso sanitário.

Algumas idéias para economizar água e evitar o desperdício de dinheiro no banheiro podem parecer óbvias, simples e fáceis, porém, nem sempre nos lembramos de todas elas.

Mudança de Atitude é Feita de Pequenos Hábitos.

Que tal fazer a sua parte para economizar esse recurso natural e essencial a vida? Deixe seu comentário e nos diga como você economiza água no banheiro.

Aproveite para experimentar essas dicas e envie aos amigos, Como Economizar Água no Banheiro em Casa no cotidiano.


Texto Original de Water Use it Wisely, 100+ Ways to Conserve

Deixe uma resposta