15 Dicas Práticas para Economizar Água em Casa

15 Dicas Práticas para Economizar Água em Casa

postado em: Como Economizar Água | 0

A Terra é conhecida como Planeta Água, porém, a porção de água doce e potável disponível para consumo em todo o mundo, é pouca. O Planeta Água, pode sim secar, pois esta realidade está muito próxima a cada dia, por conta do desperdício e da contaminação da água.

Que tal fazer a sua parte para economizar esse recurso natural e essencial a vida?

Mudança de Atitude é Feita de Pequenos Hábitos.

Falar de economia de água em um planeta onde 75% da superfície é coberta por recursos hídricos parece papo de “ecochato”, e não é.

A ONU já alertou: se não houver mudanças de hábitos a curto prazo, até 2030 quase metade da população global terá problemas de abastecimento. Isso sem contar as 768 milhões de pessoas que possuem problemas de acesso à água potável ficarão em situação ainda mais complicada.

O desperdício inicia na própria rede de distribuição, com problemas de vazamentos e instalações irregulares, os chamados “gatos”.

Sabia que no Brasil a cada 100 litros de água coletados, apenas 64 litros chegam ao seu destino. Isto corresponde a um desperdício é de 36%.

Economizar água já é uma necessidade urgente em todo o mundo, é fácil, e ainda você terá uma redução nas suas despesas no fim do mês.

Confira as dicas super simples e práticas selecionadas para você começar a economizar água em casa hoje mesmo.

Dicas para Poupar Água na Cozinha

Limpe Antes de Lavar

O ideal é retirar o excesso de sujeira a seco, dos pratos, copos, talheres e panelas, antes de abrir a torneira. Utilize um recipiente com água com sabão e outro recipiente com água para fazer o enxague da louça. Jamais deixe água correndo enquanto ensaboar ou enxaguar a louça.

Nada de Óleo Usado no Ralo ou na Pia

Nada de jogar pelo ralo ou na pia o óleo de cozinha usado, além de entupir seu encanamento e deixar mau cheiro no ralo, um litro de óleo jogado na pia polui 25 mil litros de água. Procure uma cooperativa e encaminhe o resíduo para reciclagem. Seu óleo de cozinha usado pode virar até sabão!

Como Economizar Água na Cozinha em Casa

Mais dicas em Como Economizar Água na Cozinha em Casa

Dicas para Poupar Água no Banheiro

Poupar Água no Vaso Sanitário

Na hora de escolher um vaso sanitário para o seu banheiro, opte pelos modelos com caixa acoplada, estes gastam menos água: são cerca de 6 litros por descarga, enquanto os vasos convencionais, com válvulas de parede, liberam até 20 litros. Se a descarga estiver com defeito o consumo pode chegar a 30 litros.

Para ser mais ecológico, coloque um balde vazio perto do chuveiro. A água coletada no banho pode ser descartada no vaso sanitário, assim você economiza uma descarga.

Torneira Fechada ao Escovar os Dentes

Use um copo com água para enxaguar a boca ao escovar os dentes.

Não deixe a água correndo enquanto estiver escovando os dentes. Uma única pessoa pode economizar 1,9 milhão de litros de água ao longo da vida simplesmente escovando os dentes com a torneira fechada.

Se duas pessoas fizerem isso, ao longo da vida, a quantidade de água economizada equivale a uma piscina olímpica e meia.

Isso é muita água potável.

Xixi no Banho #FicaDica

Poupar água pode valer algum sacrifício, pelo menos, uma descarga por dia. Isso equivale a 6 ou 20 litros, conforme o tipo do vaso sanitário.

A composição da urina é 95% água e os outros 5% são substâncias como ureia e sal.

Fazer xixi no banho direto no ralo e no começo do banho, ajuda o xixi ir direto para a estação de tratamento, não compromete seu ritual de limpeza e economiza água.

Como Economizar Água no Banheiro em Casa

Mais dicas em Como Economizar Água no Banheiro em Casa

Como Poupar Água na Lavanderia

Como Economizar Água para Lavar Roupa

Consolide a lavagem de roupa, quero dizer, você deve evitar fazer várias lavagens separadas, sempre que possível junte o máximo de roupas para lavar com menos frequência.

Se praticável, utilize um tanquinho elétrico para aproveitar a mesma água com sabão em diversas lavagens. Comece com roupas claras, depois para roupas do dia a dia e também para toalhas de banho.

Para ser mais ecológico, coloque um balde vazio perto do chuveiro. A água coletada no banho pode ser usada para colocar roupas mais sujas de molho, antes da lavagem.

Mais dicas em Como Economizar Água na Lavanderia em Casa

Dicas para Poupar Água no Quintal, Horta e Áreas Externas

Utilize Mais Vassoura e Menos Água

Para limpar o chão do quintal, calçada e outras áreas externas use vassoura para tirar folhas e ciscos. Se mesmo assim você precisar lavar o chão, utilize balde e dê preferência, com água reutilizada da máquina de lavar roupas.

Regar para as Plantas Crescerem

A forma mais econômica de molhar suas plantinhas é substituir a mangueira por um regador, borrifador ou pulverizador de água.

Em plantas que estão em vasos use um borrifador para umedecer as folhas.

Se você tem um jardim, molhe o gramado e plantas com menos frequência.

Use dispersor de água ou gotejadores para umedecer o solo da Horta.

Se o uso da mangueira realmente for necessário em gramados muito grande, opte pelo esguicho modelo de “esguicho-revólver” para diminuir o fluxo de água.

Mantenha a Piscina Coberta

Em residências, condomínios e chácaras, sempre que a piscina não estiver sendo utilizada, a dica é deixá-la coberta para diminuir o desperdício de água por evaporação. Isso pode poupar até 90% da água.

Outras Dicas para Poupar Água em Casa

Feche a Torneira e Conserte as Goteiras

Ao fechar a torneira certifique-se de que ela parou de pingar. Ao longo de um ano, esse pinga-pinga de “apenas umas gotinhas”, desperdiça ao menos 16 mil litros de água limpa e tratada. Evite o desperdício diário que escorre pelo ralo.

Fique Atento aos Furos e Vazamentos

Canos furados e vazamentos são desperdício de água potável e dinheiro. Em um dia, a quantidade do recurso natural jogado fora, seria possível lavar todas as roupas que você precisa na máquina de lavar.

ATENÇÃO! Como Verificar os Vazamentos em Casa

  1. Feche as torneiras
  2. Interrompa o consumo
  3. Verifique o Hidrômetro, se os indicadores de consumo continuam girando, certamente você está com vazamentos em casa.

Utilize Arejador para Torneiras da Cozinha, Área de Serviço e Banheiros para Economia de Água

Aquela válvula que pode ser colocada no bico da torneira possui o nome técnico de arejador de água, também conhecido como “peneirinha”.

O Arejador ajuda a economizar água, ao proporcionar sensação de fluxo mais intenso.

As Torneiras da CozinhaBanheiro Lavanderia podem representar de 10% a 40% do consumo de água. Com os Arejadores nas torneiras você diminui o consumo da água, isso terá reflexo direto na economia de sua conta.

Lavar o Carro só no Próximo Bimestre

Lave seu carro com menos frequência e use um balde e panos, deixe a mangueira guardada. Você gastará cerca de 30 litros de água por lavagem do carro. Aproveite dias chuvosos para ajudar a tirar o sabão e assim economizar água.

Evite lavar o carro em períodos de escassez de água.

Seja um Consumidor Consciente

Reduza, Reuse, Recicle, Repense o Uso da Água e Lixo no Lixo

Todo lixo precisa ser descartado no lugar certo, pois, cedo ou tarde poderá parar nos recursos de água da cidade ou penetrar no solo e poluir lençóis freáticos.

Quanto mais suja estiver a água, mais difícil e caro ficará para limpar, tratar e usa-la novamente.

Então, Reduza, Reuse, Recicle, Repense o uso da água e Lixo no Lixo

Água Virtual, Cuidado com a Água Que Você Não Vê

Quando o assunto é economia de água, o consumo consciente de qualquer produto é importante. Alimentos, roupas, eletrodomésticos, etc. precisam de água no processo de produção.

Conheça a Água Virtual consumida em alguns produtos durante o processo de fabricação:

  • Um litro de cerveja precisa de 5,5 litros de água para ser fabricado
  • Uma calça jeans demanda 11 mil litros de água para ser produzida
  • Um celular consome, 16 mil litros de água para chegar ao seu bolso

Texto Original de Débora Spitzcovsky, Planeta Sustentável, 15 Dicas Práticas para Economizar Água

Deixe uma resposta