A cidade de Portland, nos Estados Unidos, instalou um sistema que captura energia hidroelétrica da água que corre por um dos principais sistemas hidráulicos da cidade.
A água corrente gira pequenas turbinas colocadas dentro dos encanamentos, gerando energia, que é enviada e armazenada em um gerador.
“É raro encontrar uma nova forma de energia sem impacto ambiental. Esta está dentro de um cano, então nenhum peixe ou espécie ameaçada é impactado”, afirma Gregg Semler, presidente da Lucid Energy, startup local que criou o sistema.
Atualmente, as pequenas turbinas geram a energia que é utilizada na usina de tratamento de água de Portland, barateando o custo final da água ao consumidor. A eletricidade necessária para tornar a água potável é um dos principais gastos de qualquer sistema de saneamento urbano.
Portland, nos Estados Unidos, instalou sistema que gera energia hidroelétrica a partir dos canos locais
Apesar da energia gerada pelo sistema não ser suficiente para alimentar uma cidade inteira, os canos podem gerar energia para prédios como escolas e bibliotecas. E, ao contrário da energia solar ou eólica, o sistema pode gerar eletricidade em qualquer horário ou clima.
A empresa espera trabalhar com outras cidades na instalação do sistema, à medida que os encanamentos antigos fiquem defasados.
A startup também espera expandir o sistema para países em desenvolvimento. “É uma grande fonte de energia para lugares onde não há rede elétrica”, afirma Semler.
Veja o Funcionamento das Turbinas no Encanamento
Mais Detalhes Sobre o Funcionamento das Turbinas no Encanamento
[kad_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=XDKTXvreGo8″ ]
Texto Original de Gabriel Garcia, Info, Cidade americana gera energia com turbinas instaladas no encanamento da cidade