Rios Invisíveis, Mapeamento Colaborativo dos Rios de São Paulo

Rios Invisíveis, Mapeamento Colaborativo dos Rios de São Paulo

postado em: Curiosidades | 0

Este projeto de mapeamento de rios da cidade de São Paulo iniciou-se em maio de 2014, durante o EcoHack World. O evento, realizado concomitantemente com outras três cidades (Nova York, São Francisco e Madri), juntou pessoas interessadas em entender melhor os temas relacionados ao meio ambiente e dispostas a trabalhar em grupo em torno de ideias inovadoras que resultassem na criação de visualização de dados, mapeamentos, construção de banco de dados etc.

A ideia que apresentamos foi a de um mapeamento dos rios de São Paulo, que foi realizado, através do uso das ferramentas digitais Mapbox e Mapas Coletivos, com dados disponibilizados pelo Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais no Município de São Paulo (PMAPSP).

A divulgação do mapa nas redes sociais teve uma boa aceitação e divulgação, o que nos motivou a continuar o projeto. Após muitas conversas e planejamentos, decidimos por transformar o mapa em um mapa colaborativo – já que sabemos que a realidade dos rios visíveis da cidade infelizmente não é essa que vemos na tela. Assim, além da visualização dos dados brutos, que mostraria o passado de São Paulo, o mapa daria espaço aos relatos de cidadãos que conhecem o próprio bairro e tem suas próprias memórias relacionadas a esses cursos d’água, muitos deles escondidos. Dessa maneira, possibilitamos que as narrativas ocorram em primeira pessoa, para que os leitores (agora autores) se conscientizem da importância dos rios para São Paulo e passem a revelar uma perspectiva presente dessa paisagem.

Neste contraste entre o que vemos e o que existe, ainda que invisível, se encontra um novo olhar para a cidade. Convidamos vocês a encontrá-lo.

Acesse o site http://www.riosdesaopaulo.org/

Deixe uma resposta